sábado, 10 de outubro de 2009

HERBERT TAYLOR E A PROVA QUÁDRUPLA











Quando a Grande depressão começou no fim de 1929 Herbert Taylor era um vice-presidente executivo em Chicago na gigantesca Companhia Jewel Tea. Ganhava USD$ 33.000 por ano e estava na linha para a presidência.
Em 1930 um Banco local pediu à Companhia Jewel Tea para lhe conceder metade do tempo de Herbert Taylor numa tentativa de salvar a Companhia Clube do Alumínio. Esta manufacturava e distribuía utensílios de cozinha. A sua dívida excedia o total de USD$ 400.000 e já havia muitos procedimentos legais.
Taylor aceitou a tarefa. Depressa descobriu que os problemas na Companhia Clube do Aluminio, se podiam ser resolvidos, requeriam a sua atenção em tempo inteiro. O presidente da Jewel pressionava-o para desistir e a voltar a tempo inteiro à sua Companhia, tornando-se eventualmente o presidente. Mas Taylor pensou que podia fazer melhor ao salvar os empregos aos empregados da firma Clube do Alumínio. Portanto, dando de si antes de pensar em si, resignou ao cargo na Jewel e assumiu a tarefa de presidente na empresa Clube do Alumínio. Cortou o seu salário de USD$33.000 para USD$6.000. Também fez um empréstimo de curto prazo sobre o seu stock da Jewel e a equidade do seu lar.
Então Taylor fez numerosas mudanças as quais, eventualmente, fariam a Companhia voltar à rentabilidade. Mas no seu espírito a mudança mais importante que ele operou foi a de granjear moral e desempenho, ao criar uma nova cultura de altos padrões de ética.
Para mudar a cultura Taylor precisava dum código de ética para a Companhia que fosse simples e efectivo. Levou-lhe algum tempo a encontrar o que precisava. Mas a possível resposta chegou-lhe inesperadamente enquanto rezava sentado à sua secretária. A resposta foi a PROVA QUÁDRUPLA. Estava-se em 1932.
Taylor queria estar seguro de a PROVA ser consistente com as crenças dos trabalhadores. Portanto, conferenciou com empregados representando quatro credos religiosos diferentes e descobriu que a Prova parecia, na verdade, representar valores universais.
A companhia depressa voltou à rentabilidade. Os lucros permitiram-lhe pagar as dívidas em 1937 e nos 15 anos seguintes os accionistas receberam mais de um milhão de dólares em dividendos.
Em 1942 Taylor contou a história da Prova Quádrupla num encontro Rotário. Alguns sócios pediram-lhe se a podiam usar. Um membro do executivo de RI perguntou-lhe se Rotary International podia usá-la e a autorização foi garantida. Em 1943 o board de directores de RI adoptou oficialmente a PROVA.
Quando Herbert Taylor se tornou presidente de RI em 1954 ele apresentou o copyright da Prova Quádrupla para Rotary.
Aquando do 100º aniversário de Rotary a PROVA QUÁDRUPLA estava sendo usada em 100 línguas à volta do mundo.
Moral desta história, a Prova Quádrupla funciona, o Dar de Si Antes de Pensar em Si é uma estratégia de negócios de sucesso porquanto Aproveita mais quem melhor serve, e, hoje os Rotários são curadores da prenda de Herbert Taylor, o copyright da Prova Quádrupla, com todos os deveres que a curadoria implica.


Referências úteis on line (use-as para desenvolver o seu próprio Minuto de Informação):
Em todas as Linguas Oficiais – http://www.rotaryfirst100.org/presidents/1954taylor/taylor/essay.htm
(Um serviço do Grupo de Recursos História Global de Rotary)
Apenas em Inglês – http://www.thefourwaytest.com/
(Um serviço do Rotary Club de Pismo Beach, California)
Richard Hattwick com Henrique Pinto
Outubro 09
FOTOS: Herbert Taylor; Minarete, Burkina Faso; a cidade de Abijan vista do mar e Raparigas indo para a escola, Costa do Marfim

1 comentário:

  1. PROVA QUÁDRUPLA

    Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos:
    1. É a VERDADE?
    2. É JUSTO para todos os interessados?
    3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
    4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

    Na verdade a Prova Quádrupla consubstancia os princípios fundamentais da Ética de Aristóteles, passando por Stuart Mill e até aos nossos dias. Se seguida por TODOS em qualquer ramo de actividade, o mundo será melhor, seguramente.

    ResponderEliminar