sábado, 10 de outubro de 2009

A PACIÊNCIA






O meu amigo Leonel enviou-me um excelente powerpoint apologético da paciência, um bem assaz escasso nos dias de hoje. E que bem o produziu.
O nosso dia-a-dia impõe-nos um ritmo de tirar o sono. Um ritmo que não é fácil segurar. O reajustamento ao ciclo biológico exige treino e esforço.
Tudo o que nos chega dos amigos e sobretudo dos amigos do coração no Brasil, virá por bem. Já não somos visitados com a mesma assiduidade pelo teatro e mesmo pela música do Brasil. Até no futebol, se exceptuarmos grandes craques como Luisão, Liedson ou Helton, a viverem em Portugal, e Pepe e Deco, no estrangeiro, pouco mais fica, são os artistas da bola argentinos, paraguaios e uruguaios que ora brilham por aqui.
Mas as ami ades fortes têm o mesmo pendor de motivação para nos suscitar bem-estar e emulação positiva como as grandes referências da Humanidade. Saber-se de Obama terem-lhe atribuído o Nobel da Paz é francamente estimulante e tranquilizador, mesmo se não para todos. Um tal reconhecimento é ainda indutor de paciência, para negociar com os lobbies republicano e democrata a passagem de documentos importantes, ou com o governo do tiranete Mahmoud Ahmadinejadz, sem cair na tentação da afronta militar para onde o empurram sectores clássicos na América.
Mercedes Soza foi um ídolo da nossa juventude, a insuflar-nos ânimo nas adversidades ou o refúgio no amor aos necessitados como a melhor das realizações do homem. Tal como a autoconfiança Situações onde a paciência tem um papel determinante. A memória do Homem bom desaparecido caminha ao lado de quem lhe quis seguir o exemplo. Os homens bons do presente, como o Leonel, ensinam-nos a viver. Uns e outros incorporam a nossa existência ontológica. Para sempre, tal como as emoções suscitadas pela música de Mozart, por exemplo.
Henrique Pinto


Outubro 09



FOTOS: Instituto de Belém (parte da turma de Anaheim; Vera Zago, Armesto, Marola e Henrique Pinto, EUA, 2002; Luisão, central do Benfica e da selecção brasileira de futebol

http://www.youtube.com/watch?v=df-eLzao63I


Piano Concerto 21 - Andante, de Wolfgang Amadeus Mozart




Requiem, de Wolfgang Amadeus Mozart,

dirigido por Karl Böhm




Sinfonia Nº 25 em G menor, K 183, Allegro,
pela Academy of St. Martin in the Fields,
dirigida por Neville Marriner



























17 comentários:

  1. Meus carissimos amigos (…), é muito bom o texto «Paciência» carinhosamente enviado pelo companheiro Leonel.
    A mensagem nos dá o ensejo de momento de reflexão, não está sendo fácil acolhe-la como realmente merece, e precisamos dela.
    Hoje, ao receber a mensagem do Leonel, decidi dar uma pausa para mim mesmo, verifiquei o quanto tempo não nos falamos.
    Estou bem de saúde, minha família graciosamente feliz junto aos queridos netos, meu genro e nora na expectativa de me receber para os feriados de final do ano, a casa de praia (Guarapari) sendo preparada para o verão e ali receber todos os queridos da família.
    Entretanto, estou apreensivo, como estarão meus amigos, seus familiares, há muito não temos a oportunidade de melhor conhece-los, recordar nosso maravilhoso ano rotário como jardineiros e Plantadores da Semente do Amor.
    Me desculpem se tomei muito do tempo de vocês, o dia com 25 horas tem sido pequeno para poder exteriorizar estes pensamentos.
    Um grande abraço para todos, reencontrá-los será um grande prazer e motivo de muita alegria.
    Sáude, Paz e Paciência para todos.

    Antonio Celso de Castro Gonçalves
    (Brasil)

    ResponderEliminar
  2. Como se diz em gastronomia na atribuição das recompênsas do guia Michelin o seu blog é cinco estrelas, é da boa gastronomia literaria.
    Bravo
    Jorge Pessanha
    (Paris)

    ResponderEliminar
  3. ESTIMADO COMPANHEIRO HENRIQUE
    Muito obrigado pela disponibilidade
    Estou em missao oficial acompanhando S Exa Primeiro Ministro a um periplo para renegociacao e relancamento da coparacao com Cuba, Franca e Venezuela
    Regresso a Bissau no dia 25 do corrente.
    Saudacoes Rotarias
    Nelson Medina
    (Guiné Bissau)

    ResponderEliminar
  4. Eu sabia que vinha seguindo o meu blogue...Mas gostei de o ver surgir nele.Deixei resposta ao seu comentário lá mesmo.
    Abraço
    Amélia Pais

    ResponderEliminar
  5. Meu Caro Companheiro Henrique.
    Acabo de receber sua mensagem e tenho algo realmente importante dentro de sua área que é a medicina. O nosso Clube Rotário está procurando um clube do exterior que deseje nos auxiliar na aquisição de um aparelho de ultrassonografia para ser instalado na Rede Feminina de Cambate ao Cancer. Essa Rede procura atender senhoras carentes, que não têm recurso para pagar uma ultrassonografia. Nós ja temos grande parte dosrecursos, mas segundo as normas de Rotary International ha necessidade de um parceriro de outro país apoiando o projeto, para que o Rotary libere 50% dos recursos.
    Por este motivo e constatando seu interesse em ajudar na área da medicina, gostaria de saber se você ou seu clube podem nos ajudar com uma contribuição de mil a tres mil dolares, a fim de podermos ajudar as mulheres portadoras de problemas cancerigenos. Aguardo uma resposta sua. Muito grato.
    Luiz Carlos Lopes Manhães, EGD 4651-2007/2008

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelo email, vi seu blog esta muito interessante. Na foto do Instituto Rotario o 1º casal (bigode), é o EGD Fernando Teixeira e Rose do meu Distrito 4480.
    Ha 15 dias estivemos em Lisboa a passeio, comemos bacalhau, vimos fado e vi tambem a campanha eleitoral bem quente. Desejamos que vença o melhor.
    Gostaria de continuar merecendo seus email
    Abraços fraternos
    Jose Luiz Vargas
    EGD2007/08
    D 4480
    (BRASIL)

    ResponderEliminar
  7. Bravo Henrique!
    Viva Rotary!
    Frank Devlyn
    (Mexico)

    ResponderEliminar
  8. Queridos amigos e amigas:Ainda lembro do jantar do reencontro, quando de forma não esperada todosvocês surpreenderam com lindos presentes, que foram recebidos pelo casalCarol & Roni com muito carinho e gratidão. Eles adoraram e em retribuição enviam as fotos, em anexo, uma delas, aúltima, mostrando os pés que já foram gravados na massa apropriada queficará para sempre com um presentes dos rotarianos, governadores do ano2002-2002do Brasil e de Portugal. Mais uma vez, muito obrigado.Chico & ChristineCarol & RoniPedro Henrique

    Chico e Christine
    (Brasília/Brasil)

    ResponderEliminar
  9. Carissimo companheiro Chico:

    Recebam, inicialmente, o nosso afetuoso abraço extensivos á Christine e ao belo pimpolho ( cara do pai) Pedro Henrique.
    Recomendações a Carol e Roni, o filhote é um belo "rapaz".
    Saúde para todos e um até breve destes amigos que muito os considera.
    Parabéns aos vovos corujas.
    António Celso e Yara
    (Brasil)

    ResponderEliminar
  10. RAÚL MEIRELLES BREVES15 de outubro de 2009 às 05:59

    CARO COMPANHEIRO HENRIQUE

    SENTIMOS SUA FALTA NESTE ÚLTIMO UNSTITUTO..
    PARECE QUE DESDE QUE FOMOS GOVERNADOR ESTE FOI O PRIMEIRO QUE NÃO CONTAMOS COM SUA PARTICIPAÇÃO.

    ABRAÇOS

    RAUL
    D-45L0
    (Brasil)

    ResponderEliminar
  11. CLÉLIO MARQUES BRANDÃO15 de outubro de 2009 às 06:02

    Meu Caro Henrique

    Fiquei preocupado com a sua mensagem, espero que se recupere logo, para nos encontrarmos em Santos.

    Logo após Instituto de Gramado mandei para o grupo algumas fotos, incluindo voce, não sei se recebeu.

    Um grande abraço.

    Clelio Marques Brandão
    ( Brasil)

    ResponderEliminar
  12. Queridos Amigos

    Clécio, Amorim, João Barbosa, Raúl Meireles, Leonel e Chico e Chistine

    Muito obrigado pela vossa atenção e carinho para comigo.

    Tenho recebido mensagens vossas maravilhosas, seja na forma de textos, seja na de lindos e engenhosos powerpoints – a minha incapacidade em até agora os transpor para o Blog http://medicult.blogstop.com leva a que o não tenha ainda feito, mas hei-de conseguir fazê-lo –, além de belíssimas fotos.

    Tenho publicado uns e outros como aconteceu já em Outubro, a propósito do trabalho PACIÊNCIA, do Leonel, e num texto NO RIO GRANDE DO SUL de 16 de Setembro, onde incluí algumas das fotos do Clécio, do Raúl e do Amorim.

    Obrigado pelas vossas mensagens amáveis e muito estimulantes.
    É verdade. Tenho estado doente, melhor umas vezes, pior noutras. Espero que não dure sempre.

    Só tenho saído para dar as aulas na Faculdade - há uns anos entrava Dezembro e ainda não tinham arrancado - agora já lá vai um mês. Já me custou menos.
    Tenho visto os meus doentes uma a duas vezes por semana.
    Dirijo a maior Escola de Música da Europa aqui em Leiria, tenho 4700 alunos para além dum vastíssimo rol de práticas culturais, mas nos últimos meses só vou à Reunião semanal da direcção. De resto, mal saio de casa. A Graça e eu arranjámos duas divisões da casa de Leiria - é enorme -, numa ela pinta os seus quadros, na outra trabalho eu, ligado ao mundo. Porque continuo a ter muito trabalho em Rotary e continuam a chamar-me (agora nem sempre vou) para as tarefas de consultor internacional no meu ofício.

    Agora que já não está tão bom tempo no Algarve, ao sul, onde temos casa, passamos de 6ª a Domingo na nossa casa do Estoril, sem telefones, com muita boa música e boa leitura. Temos muito gosto em os receber.

    Com as saudações mais afectuosas

    Henrique Pinto

    (Portugal)

    ResponderEliminar
  13. Não sabia que estavas doente. Desejo que as melhoras venham rapidamente e a saúde perdure.
    PARABÉNS pelo blog que sigo atentamente.
    Com amizade
    Clementina

    ResponderEliminar
  14. Estimado Companheiro Henrique.
    Parabéns por mais essa iniciativa.Tenho certeza que voce terá inumeros seguidores.O Rotarismo mundial e a humanidade terào muito a ganhar com sua experiencia e publicação de seus conhecimentos gerais.
    Um Forte Abraço
    Valter Merlos
    (BRASIL)

    ResponderEliminar
  15. Meu Bom Amigo Henrique;

    Conforme o diálogo que tivemos via telefone, envio para seu conhecimento o texto enviado para o site da Liga de Futebol Profissional, bem como o calendário dos jogos relativos à imagem do "End Pólio Now/Elimine a Pólio Agora".
    Com esta iniciativa vamos assinalar o Dia Mundial da Pólio.
    Espero que esteja presente no nosso Jantar no dia 31 de Outubro, pelas 20h00, no Casino da Póvoa de Varzim, cuja receita reverte integralmente para a pólio.
    Um abraço de muita amizade.

    Álvaro Gomes
    PGD 2006-07
    Presidente da CDRF

    ResponderEliminar
  16. Caríssimo amigo e companheiro Henrique Pinto:

    Tenho recebido suas noticias, sempre com um cunho de grande amizade, o que me enseja lembrar dos belos momentos que compartilhamos as instruções rotárias recebidas quando do treinamento á Governadoria de nossos Distritos aprendendo a Semear o Plantio do Amor.

    Espero que ao receber esta mensagem esteja bem de saúde em companhia de sua distinta Senhora, Graça, e que o tempo ai em Estoril esteja bom e capaz de lhes proporcionar momentos de merecido descanso e de plena recuperação.

    Fiquei feliz em saber de seu envolvimento com a prática das culturas de seu belo pais, dirigir a maior Escola de Música da Europa é digno de sua pessoa, isto muito nos orgulha.

    Aqui em minha cidade, Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais, temos uma bela Escola de Músicas, seu nome é " Pró-Música", recentemente tivemos aqui um Festival Internacional de Músicas Barrocas e, em breve, acontecerá o 13° Concurso Nacional de Cordas, ocasião em que serão premiadas as melhores performances em violino, viola, violoncelo e contrabaixo,alem do melhor pianista acompanhador.

    A Escola possui um site www.promusica.org.br digno de ser visitado, acredito que você gostará.
    Externamos, eu e Yara, os melhores votos de saúde e de plena alegria junto aos seus entes queridos, enviando a você e Graça, o nosso carinhoso e fraternal abraço.

    Esperamos receber mais noticias dos prezados amigos.

    Rotariamente

    Antonio Celso de Castro Gonçalves
    Distrito 4580
    (Brasil)

    ResponderEliminar
  17. Cher Henrique

    Je suis content que tu t’es rétabli et que tu te sens en forme.

    Serge et moi t’avons programmé pour intervenir en tant que Coordinateur national pour faire un résumé sur les activités de ton CIP.
    A la date d’aujourd’hui, nous avons enregistré des participants d’une quinzaine de pays et nous nous réjouissons si tu assistes à laConférence.
    N’hésites pas à me contacter à tout moment.
    Cordiales salutations

    Lassaad MESTIRI
    Chairman de la Conférence de Tunes
    Gouverneur 2000/01
    District 9010
    (Tunísia)

    ResponderEliminar