sábado, 10 de outubro de 2009

UMA SEMANA RICA PARA A LITERACIA/ALFABETIZAÇÃO












O assunto desta semana cobre tópicos que deveriam estar na cabeça de todos os presidentes de clube no mundo. Portanto, façam o melhor para vermos se as três mensagens abaixo fazem todo o seu caminho até aos próprios clubes Rotários…em todo o mundo.
A. Primeiro, O Mês dos Serviços Profissionais e a Prova Quádrupla – Um tempo para todos os Reverem, Renovarem e Possivelmente expandirem as suas Responsabilidades para Criarem ampla Familiaridade pública com a Prova Quádrupla – Comecem com um Minuto de Informação Rotária no qual os membros do clube são recordados da História de Herbert Taylor.
1. A Prova Quádrupla é o ÚNICO contributo para a campanha global sobre ética profissional e nos negócios – Rotary tem o copyright para prová-lo.
2. Consequentemente, todo o Clube Rotário no mundo tem o dever solene de criar consciência pública da prova e especialmente ajudar as novas gerações a aprenderem a usá-la.
3. As maneiras mais comuns de fazer as novas gerações tomarem consciência da Prova Quádrupla é colocar LEMBRETES nos dicionários e livros de presentes, colocar placas ou outros sinais nas escolas, conduzir Ensaios ou Concursos de Discursos e apoiar Seminários de Tomada de Decisão Ética para jovens. Além do mais, há pelo menos um Rotary Club que produziu um Livro para Crianças com a história explicitamente baseada na Prova Quádrupla. Devia haver mais.
4. A Repetição é importante no processo de aprendizagem, portanto alguns clubes desenvolveram uma ementa de Projectos da Prova Quádrupla. Eles começaram com Projectos das Escolas Básicas; adicionaram a componente Escolas Secundárias e completaram a estratégia da Prova Quádrupla ao nível mais alto do liceu.
5. É importante que todos os membros de cada Rotary Club estejam familiarizados com a história da origem da Prova Quádrupla. Nunca se sabe quando um membro terá uma oportunidade para impressionar uma pessoa jovem a recontar a história e explicar a Prova Quádrupla. Por isso o Grupo de Recursos para a Literacia de Rotary International encoraja todos os clubes a tomarem 5 minutos de uma das reuniões de Outubro do clube para contar a história de Herbert Taylor. Um exemplo de mais referências está anexo a este Boletim. Depois de tal ser feito a Direcção do Clube ou pelo menos o presidente, deve rever o que o clube está presentemente a fazer para promover a Prova Quádrupla.
6. Para actualizar, com poucas excepções, os únicos exemplos de Projectos da Prova Quádrupla que têm sido relatados ao Grupo de Recursos para a Literacia de Rotary International vêm dos EUA. As citações seguintes conduzi-los-ão a alguns deles:
Rotary Club de Fort Collins, Coloradohttp://www.rotarycluboffortcollins.org/fourwaytest.html
Distrito 5520 (New Mexico and West Texas)http://www.rotary5520.org/vocational/
(Aqui está um link, Aplicando a Prova Quádrupla, que faz download da publicação de RI com o mesmo título. Este site tem também linhas orientadoras para começar um Concurso sobre a Prova Quádrupla.
Rotary Club de Fairborn ,Ohiohttp://www.andyandelmer.com/
7. Se o clube tem um bom Projecto de Prova Quádrupla por favor relatem-no ao Grupo de Recursos para a Literacia. Contactem o vosso Coordenador de zona ou de área. Ou escrevam um e mail para o Coordenador Geral em richardhattwick@bellsouth.net.
B. Segundo, assegurem-se da promoção do Dia Mundial da Lavagem das Mãos (a 15 de Outubro). Todos os clubes devem ter recebido cópias do Poster (podem fazer o download do link da informação que vos enviei há dias), que podem distribuir nas Escolas ou noutros locais. Todos os clubes devem também ter recebido informação permitindo-lhes tomarem acções mais extensivas, se o desejarem, em Projectos de Lavagem das mãos.
C. Assegurem-se de rever as Ênfases especiais do Seminário on line do RILRG, Grupo de Recursos para a Literacia de RI, e ao fazê-lo recordem os seguintes pontos:
Todos os Clubes devem estar conscientes das Ênfases Especiais que o RILRG identificou. Por exemplo, Biblioteca da Imaginação, CALS (Computer Assisted Language System), método de aprendizagem com apoio do computador, e CLE (Concentrated Language Encounter), o chamado Método Farol para aprendizagem rápida da escrita e fala da língua.
Todos os clubes devem decidir se sim ou não, algumas destas Ênfases se dirigem aos problemas de Literacia/Alfabetização que o Clube tem interesse ou capacidade para pegar, local ou internacionalmente.
Ao tomarem esta decisão todos os clubes devem compreender que, onde uma Ênfase especial envolve um Programa particular, podem haver outros Programas que se dirijam à mesma categoria de problemas. Nalguns casos, um programa alternativo pode ser mais apropriado para o clube por causa do custo ou outras considerações.
Para ver uma Lista de Ênfases especiais em Inglês vão para http://www.rizones30-31.net/. Uma vez lá vão para a secção de downloads. Uma Lista de Ênfases Especiais, com comentários, será encontrada em RILRG ON-LINE DISTRICT LITERACY SEMINAR (Seminário Distrital on line de Literacia do RILRG), no topo da página de downloads. Uma Lista detalhada com Links será encontrada mais abaixo na página.

Dr. Richard Hattwick
General Coordinator, RI Literacy Resource Group
richardhattwick@bellsouth.net
Com Henrique Pinto
Outubro 09
FOTOS: Carnaval em Bissau (Guiné Bissau), Mulheres na Guiné Bissau; Cataratas Duque de Bragança (Kalandula) e Dinamene Bournois, dinamizadora da TPA; Televisão Pública de Angola, Angola

1 comentário:

  1. Olá Boa noite caros colegas,

    É só para vos dar conhecimento de que o concerto que o Coral do Orfeão fez no Auditório do H. D. Manuel de Aguiar, correu muito bem.
    Dado o adiantado da hora motivado pelo prolongamento das jornadas médicas, não cantámos no terraço do edifício da Residencial Séc. XXI, facto que lamentámos, mas no pequeno auditório.
    Finalmente conseguimos ter, para além do sacro, um repertório ligeiro bastante alegre que se adequa lindamente a estas situações, o qual agradou bastante. Só nos falta a tal roupa informal para ficar em consonância.
    No final, depois de bastantes aplausos foi pedido um encore, tendo algumas pessoas que assistiram (havia de vários pontos do país) manifestado muita admiração pela qualidade do grupo e pela escolha das peças interpretadas. O maestro está de parabéns pela escolha e o coro também porque já dá mostras do investimento que se tem feito em termos de técnica vocal.
    Tenho a impressão que aguçámos o apetite a algumas daquelas pessoas para integrarem o nosso grupo, vamos ver!!!
    O Dr. Alexandre Antunes da Comissão Organizadora fez questão de oferecer uma quantia simbólica ao Orfeão de Leiria, pelo que combinámos que na próxima semana entregaria na secretaria, pedi para o fazer à Catarina, o respectivo cheque.
    Estamos de parabéns!
    Tenham um resto de noite feliz.
    Beijinhos.

    Isabel Figueira

    ResponderEliminar