sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO (1)



Numa manhã luminosa desta semana visitei a antiga Parada de Cascais para conhecer a Casa das Histórias Paula Rego. E que felicidade me invadiu! Pensei depois no bom gosto de tudo quanto vi, incluindo a escolha do local para tal empreendimento, e nas emoções sentidas. A história da vila como urbe moderna nasceu ali mesmo, o meu Cascais menino era até então uma ignorada aldeia de pescadores.
A 15 de Outubro de 1879 foi inaugurado o Sporting Club de Cascais, a «Parada». Nas coordenadas de hoje este recinto murado, então com dois edifícios – o Museu do Mar D. Carlos, actualmente – está frente ao Jardim Jaime Costa Pinto, à casa Henrique Sommer e à Igreja da Misericórdia, ladeado pelo Parque Marechal Carmona e Hipódromo Manuel Pussolo.
Quando em 1870 o rei D. Luís escolheu a Cidadela de Cascais para paço real, a corte seguia-o nos meses de verão. Ao suceder-lhe o filho D. Carlos, o escritor Henrique de Vasconcelos afirmava a Raúl Brandão ser «a corte na intimidade, em robe de chambre, mais fáceis as relações, mais acessíveis e amáveis, tu cá tu lá. (…) O D. Carlos fazia vida higiénica de madrugador, tirava fotografias, pintava ligeiramente algumas marinhas, sentindo o mar. Logo de manhã, saía de carro, com chuva ou com sol (demorava-se até meados de Novembro em Cascais)...».
Para além do rei e do infante D. Afonso e duma aristocracia copiosa, pertenceram a este clube políticos de primeira linha (Fontes Pereira de Melo, Barros Gomes, Serpa Pimentel, Dias Ferreira, Ferreira do Amaral), membros do corpo diplomático acreditado em Lisboa, militares prestigiados (Hermenegildo Capelo, Aires de Ornelas, Paiva Couceiro), escritores (Camilo Castelo Branco, Marcelino Mesquita), financeiros (Henry de Burnay, Jorge O'Neill, Manuel de Castro Guimarães, o parque ao lado era sua propriedade), o eminente historiador lusófono Edgar Prestage (genro da escritora Maria Amélia Vaz de Carvalho), o grande fotógrafo Joshua Benoliel, a elite local (Jaime Artur da Costa Pinto, José Passos Vela, Carlos Anjos, José Viana da Silva Carvalho). Regista-se também a presença do pai de Eça, o juiz conselheiro (e antigo deputado do Partido Progressista), José Maria de Almeida Teixeira de Queirós.
Naquele espaço realizou-se o primeiro jogo de futebol em Portugal, promovido e interpretado pela abastada família Pinto Basto.


Henrique Pinto

Setembro 09

FOTOS: quadro Amor, de Paula Rego (dowload irrestrito de site «g»), exposto em Cascais; edificio Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais

Sem comentários:

Enviar um comentário