quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DIA DA LAVAGEM DAS MÃOS CELEBRADO NO MUNDO INTEIRO




O 15 de Outubro assinala a celebração anual do Dia Mundial da Lavagem das Mãos, objectivada com a intenção de aumentar a consciência e a compreensão acerca da importância da lavagem das mãos com sabão como um meio eficaz e não oneroso de prevenir doenças.
Raciocinando sobre o Dia Global da Lavagem das Mãos de 2008, francamente bem sucedido – no qual mais de 120 milhões de crianças à volta do mundo lavaram as suas mãos com sabão em mais de 70 países -, podemos antecipar que neste ano milhões de crianças nos cinco continentes celebrarão de novo o Dia Mundial da Lavagem das Mãos.
À volta do mundo, crianças, professores, pais, pessoas famosas e responsáveis governamentais, planeiam mobilizar e motivar milhões a ensaboarem-se, de modo a reduzirem as ameaças à vida por doenças como a diarreia e respiratórias agudas.
As crianças sucumbem desproporcionadamente de doenças diarreicas – com mais de 3,5 milhões de crianças de menos de cinco anos de idade a morrerem todos os anos de diarreia e doenças relacionadas com a pneumonia.
O acto simples de lavar as mãos com sabão pode reduzir a incidência dos ratios de diarreia entre as crianças de menos de 5 anos de idade para quase 50% e das infecções respiratórias em aproximadamente 25%.
Sob a consigna «Mãos lavadas salvam vidas», o tema base para o Dia Mundial da Lavagem das Mãos está nas crianças e escolas.
As crianças actuando como agentes de mudança, levam as boas práticas da higiene aprendidas na escola para as suas casas e comunidades.
A participação activa e o envolvimento das crianças em intervenções culturalmente sensíveis de base comunitária, tem por objectivo assegurar mudanças comportamentais sustentáveis.
A lavagem das mãos com sabão – particularmente em momentos críticos, incluindo os depois do uso da casa de banho – é uma intervenção chave, salvadora de vidas e de bom custo-efectividade.
A pesquisa em vários países em desenvolvimento ilustra que a falta de sabão não é habitualmente a barreira – até com a vasta maioria de habitações pobres tendo sabão em casa -, mais do que isso, o problema está em que o sabão é raramente usado para a lavagem das mãos.
O Dia Mundial da Lavagem das Mãos foi iniciado em 2008 pela Parceria Público-Privado Mundial para a Lavagem das Mãos com sabão, e é apoiado por uma ampla ordem de governos, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs, companhias privadas e cidadãos à volta do globo.
Grupo de Recursos Mundial para a Saúde e Fome

Informação de Richard Hattwick e Safina Rahman, EUA

FOTOS: Julia Roberts, actriz americana, envolvida em campanhas de apoio ao bem estar das crianças; II Encontro de Rotários de Língua Portuguesa, Tomar, Portugal 2005

Sem comentários:

Enviar um comentário