quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ZERO-CINCO, PARÂMETROS COGNITIVOS (2)



(…) Verifica-se que o projecto tem implicações bastante significativas particularmente no desenvolvimento de parâmetros emocionais, a reacção a mudanças musicais como a tonalidade, andamento, forma, dinâmica, timbre, etc. Uma das estratégias utilizadas para implicar de forma participativa todas as crianças nas actividades, passa por exemplo pela diversidade tonal, linguística, rítmica, tímbrica, expressiva, etc., do repertório utilizado. Para além da intencionalidade educativa do próprio projecto que incentiva à diversidade musical e cultural, as mudanças musicais têm repercussões na motivação dos bebés e das crianças.
Interessante observar que mesmo crianças muito pequenas se manifestam com sorrisos, expressões vocais e corporais várias quando reconhecem canções, rimas, ritmos, movimentos, timbres que lhes agradam particularmente, como é o caso das canções da «cóceguinha», do «crocodilo» ou do «comboio». Algumas preferências são claramente manifestadas independentemente das suas idades.
Um outro aspecto revelador do desenvolvimento emocional das crianças, ou pelo mesmo de mudanças na exteriorização das suas emoções, verifica-se no prazer, na vontade e na alegria que as crianças de todas as classes demonstram quando chegam ao Orfeão de Leiria Conservatório de Artes. Na pressa com que sempre querem entrar na sala, por vezes na euforia pela exploração de determinados materiais, nos carinhos demonstrados aos monitores e à investigadora (coordenadora e observadora participante) na oferta de desenhos, abraços, sorrisos, segredos e confidências. Estas observações ilustram uma das preocupações do projecto que consiste na valorização da troca de experiências que envolvam interacções positivas entre as crianças, com os seus pares e com os adultos, na criação de cumplicidades e de afectos que facilitem a existência de momentos e contextos naturais e propícios ao desenvolvimento das crianças. Estas observações têm por outro lado ainda, impactos muito significativos nas apreciações que os pais fazem do projecto, para além da segurança e da confiança crescente que vão depositando nos monitores.(…)
(Continua abaixo)

Sandrine Milhano

Extracto de Projecto Zero/Cinco – algumas reflexões

FOTO: Sandrine Milhano

Sem comentários:

Enviar um comentário