quarta-feira, 16 de setembro de 2009

NO RIO GRANDE DO SUL




Há uns quatro anos estive em Cuiabá, capital do Mato Grosso, no Brasil. Fui formador dos Governadores de Rotary. Aconteceu-me uma experiência que, seguramente, perdurará indelével na minha memória. Juntámo-nos mais de 150 amigos brasileiros, esposas e maridos, a confraternizar durante um belo jantar de peixes do Pantanal no restaurante Casa do Peixe. Se tal acontecesse num qualquer lugar de Portugal e com portugueses poderia parecer mais normal. É o meu país, vivo aqui. Mas ter tantos amigos brasileiros juntos, no Brasil e no mesmo local!? Vejo a incredulidade dos meus patrícios quando lhes refiro este momento feliz. Mas é verdade. Até faltavam muitos.
Em 2002 fiz o meu upgrade como governador de Rotary em Anaheim, EUA, com 38 companheiros brasileiros. Já representei o Presidente de Rotary International no Brasil, um país lido que visitei por razões diversas quase uma vintena de vezes. Fiz parte de várias equipas formativas de governadores nos EUA e no Brasil (entre muitos outros países). Estive uma semana em casa dos meus amigos Amorim e Eliana, em Chapecó, Estado de Santa Catarina. A mim e à Graça mostraram-nos quase meio Estado, tão bons anfitriões que são. Aquela viajem a Ametista, no Rio Grande do Sul, com a licença dos índios locais, foi algo de extraordinário. Receberam agora o Raul e a Inês Meireles, eles que digam como é! Sou sócio honorário do RC Chapecó. Conheço praticamente todos os líderes rotários dos últimos 30 anos. Ora acontece que os companheiros brasileiros aproveitam a realização do Instituto Rotário do Brasil para confraternizarem. Este ano foi em Gramado, no Rio Grande do Sul.
O grupo de Anaheim esteve lá em boa parte. Lendo os e mail trocados, com alegria e jovialidade, sentimo-nos de bem com a vida. Ainda ontem ouvia a Monsenhor Feytor Pinto, num jantar conferência de Rotary no Mosteiro de Alcobaça, que os paladinos da solidariedade têm tendência a fazer enquistar essa solidariedade na sua própria roda, no seu universo restrito. Sei que a amizade é transversal no mundo. Temos boas provas disso. Mas devemos estar atentos à mensagem de Feytor Pinto. Sei que tal acontece em qualquer instituição. Mas nós não deixaremos que tal aconteça na nossa prática.

Henrique Pinto

Setembro 09

FOTOS: Chapecó, Santa Catarina; Grupo Anaheim 02, esposas dos presentes em Gramado; Grupo Anaheim 02, os presentes em Gramado

Sem comentários:

Enviar um comentário