quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ZERO-CINCO, PARÂMETROS SOCIAIS (4)


(…) Várias crianças participantes do projecto não frequentam creches ou ensino pré-escolar, algumas por não terem idade suficiente, outras por outras razões. O facto é que para muitas, a participação regular nas sessões do projecto revela-se como um dos poucos momentos em que interagem com outras pessoas.
As competências sociais das crianças são desenvolvidas no projecto através da participação em actividades essencialmente de grupo, nomeadamente realizadas entre crianças da mesma classe, com crianças das diferentes classes, com os seus familiares, na interpretação semipútrida de realizações musicais e no desenvolvimento de um certo sentido de audiência. Estratégias que implicam esperar pela sua vez, partilhar e trocar materiais bem como o respeito pelas regras, a disciplina, a auto-estima, a confiança são componentes regulares das sessões.
A importância de um contacto regular, bem como as capacidades interpessoais dos próprios monitores e músicos verificaram-se elementos facilitadores do estabelecimento e do crescimento de laços para as crianças, os pais e os monitores. Por outro lado, os pais e familiares demonstraram-se mais confiantes para experimentarem e se exporem musicalmente em frente dos outros. Esse ambiente de segurança e confiança torna-se determinante para a integração dos novos participantes, assim como um elemento atractivo para novas entradas no projecto.
Torna-se claro o impacto que a participação no projecto que assente na prática musical tem nas crianças em vários aspectos do seu desenvolvimento e também nas suas famílias. (…)

Sandrine Milhano

Extracto de Projecto Zero/Cinco – algumas reflexões
FOTO: Sandrine Milhano


Sandrina Dinis Fernandes Milhano
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria
CEMEDEC – Orfeão de Leiria Conservatório de Artes
smilhano@esel.ipleiria.pt; sandrine.milhano@clix.pt
Extracto de Projecto Zero/Cinco – algumas reflexões
Milhano, S. (2008) Projecto Zero/Cinco – algumas reflexões. Sinfonía Virtual,
In Revista de Música y Arte. Edição VII Abril de 2008. ISSN 1886-9505

Sem comentários:

Enviar um comentário