quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A GÉMEA BOA DA GUERRA



O orgulho de cooperar com a ONU e de auferir do privilégio de, em seu nome (Iniciativa Global da Polio) , ter sido distinguido por Ted Turner, então dono da CNN, dá-nos uma tranquilidade imensa.
Em época supostamente apocalíptica, quando o nuclear se torna uma opção energética ecológica (não ecologista!), inadiável para se ultrapassar o carácter finito dos combustíveis fósseis e os limites quantitativos das energias alternativas, muita gente se questiona quanto às implicações políticas que sobrevirão.
Importa assim que os cidadãos se apercebam da grandeza da cooperação institucional do movimento Rotário (RI), desconhecido de muitos, promovida no mundo, num sentido a contrariar a lógica de paz como a gémea boa da guerra. O exemplo mais pertinente é talvez o respeitante à sua relação com a ONU.
RI indica todos os anos 23 representantes especiais para os três escritórios da ONU e 10 outros seus areópagos, para aumentar e potenciar o seu conhecimento dos programas, políticas e actividades no mundo. É a ONG representada nas Nações Unidas, num leque de 1500, que tem o estatuto consultivo mais alto e específico. É a única que emite diariamente pareceres sobre milhentas matérias de ordem não político-militar.
Este relacionamento vem desde 1945, quando 49 membros de RI integraram as 29 delegações à Conferência de São Francisco, que outorgou à ONU a sua Carta Constitucional. Desde então RI participou activamente nas sessões da organização. Para além do seu escritório no edifício da ONU em Nova Iorque, está envolvido com muitas das Agências sedeadas em Genebra, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Alto Comissariado para os Refugiados (UNHCR). E em Viena (UNOV), no que toca a assuntos como o abuso de drogas, juventude, paz e idosos. Estabeleceu relações oficiais com o Conselho da Europa em 1995 para reforçar a cooperação com entidades regionais.
Tem também uma relação histórica especial com a UNESCO. Pude constatá-lo, a convite de Serge Gouteyron, na Conferência da Água, em Paris. «As nossas duas organizações partilham os dois objectivos maiores para o bem da Humanidade e do seu futuro, a educação e a água», disse a propósito Gouteyron. Foi em 1943 numa Convenção de RI em Londres, que se proporcionou o ímpeto para criar aquela organização em 1946.
E de cada vez que uma criança provar as gotas da vacina oral da Pólio algures numa rua lamacenta de Karachi ou do Uttar Pradesh, está a funcionar outra parceria entre RI e uma agência da ONU, o UNICEF.

Hpinto

In Diário de Leiria, 2009

FOTOS: Ted Turner e Serge Gouteyron

Sem comentários:

Enviar um comentário