domingo, 6 de setembro de 2009

O SUPOSTO ALINHAMENTO


Mário Crespo lembrar-se-á por certo da discreta docilidade dos canais privados de televisão norte-americanos em relação ao poder instalado. Independentemente da qualidade jornalística, a vertente «área de negócios» emparceira com a do «ter público». E não há, seguramente, qualquer intervenção directa de Washington. Durante a Guerra do Iraque muitos americanos procuravam na BBC (e na sua independência tradicional), a informação minimizada naquelas estações.
Crespo é um excelente profissional de televisão. Durante mais de 10 anos trabalhou na diplomacia portuguesa nos EUA. O episódio de confrontação com Vítor Ramalho, a propósito da interrupção do programa de Moura Guedes na TVI, terá sido a excepção momentânea de todos os cidadãos, em nada ensombra o seu perfil. Aos domingos, apresenta com deleite na SIC Notícias a versão portuguesa do excelente programa «60 minutos», da CBS, ininterruptamente emitido desde 1968, ano da sua criação pelo saudoso jornalista Don Hewitt.
Em 2004 aconteceu mesmo a Dan Rather, um dos mais antigos correspondentes do «Sixty minutes», jornalista âncora e editor do CBS Evening News, ter cessado de um instante para o outro a sua participação no programa, forçado pela administração da cadeia televisiva. A uma história nunca contestada em conteúdo, sobre as supostas ausências de George W. Bush na Academia, aquando da prestação do serviço militar, faltava o documento comprovativo das faltas do militar, a pairar não se sabe por onde. Este caso deu-se exactamente um mês antes das eleições. O escorreito jornalista, hoje âncora no Dan Rather Reports, emitido por uma estação de cabo, viria a ser dispensado da CBS algum tempo depois. Nem a sua biografia na Wilkipedia refere este episódio.
Alguns jornalistas portugueses chamam a isto «alinhamento político». Não é. E sem fazer qualquer lavagem da situação portuguesa, porquanto para tal me faltam dons e saber, eu arriscava apostar no pouca diferença existir entre Marcelo Rebelo de Sousa, Dan Rather, Herman José e Moura Guedes, no que às suas infelizes dispensas televisivas respeita.

Hpinto
Setembro 09

FOTO: Dan Rather

Sem comentários:

Enviar um comentário