segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PRESIDENTE KENNY, MENSAGEM DE SETEMBRO


Segundo Lord Byron, os «Nossos dias de juventude são os nossos dias de glória». Esta citação vem-me à cabeça todas as vezes que ouço falar nos programas pró-juventude do Rotary. Setembro é o Mês das Novas Gerações – um momento de prestar atenção a estes programas e ao seu papel formador dos rotários do futuro.
Os nossos programas pró-juventude – Interact, Rotaract, RYLA e Intercâmbio de Jovens – são alguns dos mais importantes programas do Rotary. Digo isto tendo em mente o seu potencial único para influenciar mentes e espíritos jovens, encaminhando-os em direcção à paz, boa vontade e harmonia. As experiências que temos na juventude acompanham-nos pelo resto da vida, moldando a nossa personalidade de adultos. Segundo palavras muitas vezes atribuídas a São Francisco Xavier, «Dê-me uma criança pelos seus primeiros sete anos de vida e eu lhe devolverei um homem». Na minha opinião, demora um pouco mais do que isso, mas sem dúvida as nossas experiências de juventude têm muito mais influência no nosso carácter do que aquelas que temos na vida adulta.
Quando um adolescente americano tem a oportunidade de participar num Dia Nacional de Imunização na Índia, ou um jovem brasileiro passa um ano estudando no Japão, eles nunca mais serão os mesmos. Estes jovens terão estabelecido ligações e laços que durarão para sempre. Eles nunca mais verão o seu país ou o mundo da mesma maneira. A sua perspectiva, suas prioridades e seus valores terão sido permanentemente moldados por sua experiência de uma maneira que não será reproduzida por experiências posteriores.
As impressões dos jovens são marcantes e duradouras. Nós crescemos e mudamos à medida que envelhecemos, mas nunca mais poderemos reconstruir nossa essência. Isto só acontece uma vez, na juventude.
Os dias da nossa juventude realmente são os nossos dias de glória – mas com os programas pró-juventude, esses dias são também a glória da nossa organização.

John Kenny
Presidente, Rotary International
Setembro 09

FOTO: presidente John Kenny e esposa June no Palácio de Linlitgow, Escócia, por gentileza do Colamon Rotary Club

Sem comentários:

Enviar um comentário