domingo, 6 de setembro de 2009

PATRIMÓNIO IMÓVEL DE SÃO ROQUE DO PICO





















O Pico, ilha da montanha (três primeiras fotos a contar de cima), nos Açores, é dos mais belos locais de Portugal e do mundo. Talvez seja também o melhor conhecido por mim. São Roque do Pico, virado a norte, vista para a ilha de São Jorge, é um dos três concelhos, actualmente com uma população de pouco mais de três mil habitantes. A ilha tem aumentado francamente a oferta hoteleira. E o turismo de habitação em São Roque, recriando casas solarengas e adegas de basalto, cresceu bastante em unidades e qualidade em meia dúzia de anos. As piscinas naturais na costa, infraestruturadas para banhistas, são uma tentação. A Pousada da Juventude, no Convento de São Pedro de Alcântara, recente, é das mais baratas, belas e luxuosas do país.
José Manuel Fernandes, reputada autoridade da arquitectura paisagística, inventariou em 1999 o património imóvel de São Roque do Pico. Citamo-lo à letra ilustrando com fotos:
- Pequenos povoados conhecidos por Adegas, hoje as habitações que lhe tomaram o nome.Antes casas para cuidar do vinho e dos figos, a maioria delas (Cabrito e Lagido) são habitações de média e alta qualidade, com a ambiencia exterior de ruas medievais (Foto Rua Lagido).
- Ermidas do Cabrito e de Nossa Senhora da Pureza (Lagido de Baixo)(Foto das duas Ermidas, por ordem, de cima para baixo)).
- Muros, gerações a juntarem as pedras de lava antes espalhadas pelos terrenos. A sua extensão completaria uma volta ao planeta (Foto de grande plano das pedras dum muro).
- Poços de Maré (Lagido), embora os haja por todo o lado (Foto).
- «Currais de Figueira», no Lagido, muretes de pedra semicirculares (Foto).
- Baía de Canas, praia de pedras redondas, lugar de desembarque da primeira onda de povoadores (Foto).
- Convento dos Frades, com capela (Foto Capela de Senhora das Dores).
- Casa Azul de São Roque, projecto importado dos EUA em final de oitocentos, a recordar habitações comuns de Boston e New Bedford, da época (Foto, casa de Rui Pedro Ávila).
- Casas de Santo António e Prainha(Fotos)
- Rua Principal do Cais do Pico, séculos XVII ou XVIII e XX (Fotos Casa das Barcas e parte da Rua Pincipal do Cais).
- Convento de São Pedro de Alcântara, tradição das Casas Franciscanas das ilhas (Foto).
- Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, na Prainha (Foto).
- Igreja Matriz de São Roque (Fotos, Estante de 1737 e fachada em dia do santo padroeiro).
O concelho de São Roque do Pico, como os restantes, está um brinquinho, paisagem soberba, deslumbrante, cuidada (ver artigos Ilha da Montanha), caminhos e muretes de basalto a ladeá-los muito bem recuperados, quintais floridos amanhados com gosto, lindos, adegas reconstruídas e nada de poluição da arquitectura continental.
Falta-lhe porém uma linha segura de conservação do património imóvel, que evite a descaracterização (rede eléctrica, iniciativa voluntarista, arranjos camarários e das Juntas de Freguesia, apropriação indevida da paisagem, etc.), além de profissionais que lhe assegurem uma ainda maior atenção.

Texto e fotos de Hpinto
Setembro 09

1 comentário:

  1. Locais que conheço como a palma da minha mão.Hoje o tempo já quer mostrar um cheirinho do Outono que já não anda distante.Abraço aqui do Pico

    ResponderEliminar