segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CONTRA A GRIPE A, DIA MUNDIAL DA LAVAGEM DAS MÃOS


O Dia Mundial da Lavagem das Mãos, a 15 de Outubro, é um esforço conjunto ao nível do mundo feito pelos Grupos de Recursos Literacia, Água e Saúde e Fome de Rotary International.
Devemos convidar todas as pessoas e instituições a juntarem-se a nós neste propósito.
Um dos nossos objectivos é fazer um projecto envolvendo os três grupos de recursos.
Desde já, este Dia da Lavagem das Mãos é uma oportunidade espantosa. Charles Clemmons, coordenador do Grupo Água e Saneamento, chamou a nossa atenção para ele na semana passada. Espera Clemmons ser capaz de nos dar um link directo para o seu sítio Água e Saneamento, do qual possamos fazer o download dum Poster.
Mas ninguém tem de esperar por um e mail de Charles. Todos podemos começar (e em particular os Rotary Clubs), a pensar pôr em prática esta ideia interessantíssima. Podem ir directamente ao sítio do UNICEF, www.globalhandwashingday.org que vos fornece toda a informação indispensável sobre esta medida chave para suster a contaminação pela Gripe A. Mas também para evitar a infecção hospitalar, uma das maiores pragas mortíferas dos novos tempos.
Relevamos, não basta até lavar as mãos, é necessário lavá-las bem com sabão, nomeadamente no espaço entre os dedos, nas unhas e o dorso da mão. É como a lavagem dos dentes, todos devíamos escovar também a língua mas muitas vezes esquecemo-lo.
Será isto um Projecto de Literacia? Sim, é um projecto de Literacia Funcional Espantoso!
Se personalidades como Luís Figo, Embaixador de boa vontade do UNICEF, e muitas outras pessoas e instituições paladinas da solidariedade, dessem voz a esta ideia, todos os países, todos os cidadãos, estariam mais seguros.

Richard Hattwick e Henrique Pinto

FOTO: Caricatura de Luís Figo, Embaixador do UNICEF

Sem comentários:

Enviar um comentário