segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A ESCOLHA PELA ACÇÃO (2)



O Mundo Também Mudou

Lembrou-se do que Wittgenstein escreveu. «O mundo é a totalidade dos factos, não das coisas». Os factos têm-lhe dito, o movimento planetário a que devota parte do seu afã no agir servindo, Rotary International, mantém inalterável o seu objectivo último ao cabo de cento e quatro anos de vida. Uma missão consubstanciada na paz e na cooperação mundial, assente nos princípios do companheirismo, do preito ao mérito de qualquer ocupação útil, na difusão da ética, na melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um, e na aproximação dos profissionais de todo o mundo.
A maior abertura ao exterior nas duas últimas décadas, a alteração dum bom punhado de regras em Conselho de Legislação para o envolvimento mundial dos clubes no Programa Polio, as parcerias a todos os níveis, a participação crescente de mulheres e jovens, a estruturação de mais e melhores programas transversais, a arquitectura da solidariedade, a adequação dos modelos de gestão e de liderança ou os jovens aprendendo no convívio mundo fora, eis alguns sinais palpáveis duma imensa mudança pragmática, conjugada com a salvaguarda do essencial da missão da organização.
Porque entretanto o mundo também mudou.

(Continua abaixo em 3)

Henrique Pinto

Introdução à 24ª Conferência de Rotary International, Viseu, Portugal 2007

FOTOS: Irving J. Sonny Brown, António Goes Madeira e Cruz Campos, Viseu, Portugal, 2007; Ludwig Wittgenstein, filósofo (Viena, 1889 - Cambridge, 1951)

Sem comentários:

Enviar um comentário