segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A ESCOLHA PELA ACÇÃO (5)



A força duma profecia

O Plano Estratégico de Rotary International 1997-07 consagrou como objectivos a serem seguidos, duma ou doutra forma, para lá da erradicação da Pólio, da investigação quanto a um novo programa global – que se espera gire em torno do maior obstáculo à paz, a ignorância –, e de objectivos específicos para a sustentabilidade da organização, a multiplicação de projectos de serviço nas áreas de soberba necessidade. A parte maior da Humanidade tem de fruir uma vida melhor.
Este processo mobilizador vem sendo designado como Ênfases Presidenciais. Propõem soluções e métodos para o minorar daquelas dificuldades. Estão em plena sintonia com os Objectivos do Milénio das Nações Unidas, assentes nos objectivos para o desenvolvimento humano. A sua expressão numérica constrói-se com base em vários indicadores sociais e culturais, dos quais três reflectem as dimensões mais importantes: a longevidade, medida pela esperança de vida ao nascer; o grau educacional, medido pela combinação da literacia no adulto com os ratios do ensino primário, secundário e terciário; e o nível de vida, aferido pela relação em per capita do PIB, Produto Interno Bruto.
Ao relacionar o Movimento Rotário com a Educação e o Desenvolvimento Humano, fazendo interagir uma multiplicidade de variáveis estruturais e sociais ou concepções filosóficas, condicionantes da vida interna da organização e da acção face às necessidades reais do mundo, a 24ª Conferência do Distrito 1970 de Rotary International, serviu, com uma moldura pouco usual, científica, um dos propósitos mais actuais dos governos e organizações de boa vontade para a emancipação da Humanidade.

(Continua abaixo em 6)

Henrique Pinto

Introdução à 24ª Conferência de Rotary International, Viseu 2007

FOTOS: Bill Boyd com Henrique Pinto, Anaheim 2005; Cidade de Viseu, Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário