quarta-feira, 16 de setembro de 2009

COMBATER A POLIO COM URGÊNCIA E ESPERANÇA



Este novo ano rotário será essencial no sentido de determinar o curso da Fundação Rotária. Há novos desafios a nossa frente que devem ser vencidos, para que possamos cumprir as promessas feitas. A primeira delas sem dúvidas é erradicar a pólio, nossa primeira prioridade até que terminemos o trabalho iniciado.
No ano passado foram identificados mundialmente mais de 1.600 casos da doença. Esta é uma melhora tremenda se a compararmos à época da pandemia da pólio, mas este número ainda não é bom, e não será bom até que chegue ao zero. Não nos podemos dar ao luxo de descansar pois sabemos bem o que acontece quando não imunizamos todas as crianças. Vimos o que aconteceu na Nigéria em 2003 e vimos novamente o que aconteceu no Corno de África.
Em Março Rotary aprovou US$500.000 de subsídio de emergência para o Unicef e a OMS para conter o surto do vírus que passou do sul do Sudão para partes da Etiópia, Quénia e Uganda. Este dinheiro permitiu que houvesse mais imunizações nesses três países que sofreram importação do vírus, além de vacinações constantes no Sudão para interromper a causa que originou o surto.
Estamos optimistas que este surto será contido, e permaneceremos confiantes que a erradicação é algo absolutamente possível. Os últimos eventos serviram para destacar a importância de nosso trabalho. Não basta apenas diminuir a quantidade de novos casos, urge que façamos tudo ao nosso alcance para que não haja mais nenhuma transmissão do vírus da pólio.

Glenn Estess Sr.
Trustee chairman da Rotary Foundation

Tradução da mensagem acima Fighting Polio with Urgency and Hope

FOTO: End Polio Now, slogan de apelo a Acabemos já com a polio; Glenn Estess Sr. e Henrique Pinto, Instituto de Lisboa, 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário