quarta-feira, 23 de setembro de 2009

HÁ MÚSICA NA CIDADE


A convite do senhor Engenheiro José Ribeiro Vieira fui director do JL, a título gracioso, um outro serviço à comunidade, numa fase muito importante para a vida do jornal. É natural sentir franco orgulho nas suas iniciativas.
Como o Dr. Nazário bem sabe, felicitei-o vivamente pelo empreendimento. Desde o primeiro instante manifestei-lhe todo o meu empenho na cooperação do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, apesar de em início de época todas as colaborações externas serem difíceis. Porquanto considero Há Música na Cidade um grande momento para Leiria e sua região, um sinal de amadurecimento cultural e artístico, uma afirmação pelo belo sem redundâncias. Auguro que será repetível nos tempos. É mais uma boa marca.
Em Setembro passo sempre pelo menos uma semana na Suíça, em trabalho. Em cada ano estou agora mais vezes em Paris, em trabalho. Viena é sempre Viena. Todavia, este meu cosmopolitismo forçado não me priva de acompanhar o melhor destes países, entre outros. Os domingos de Zurique têm milhares de pessoas na rua, fruindo a arte, divertindo-se. O novo Marais sem carros está um espanto, clássico em relação a Zurique mas tão sedutor. E Viena é mesmo sempre Viena!
Claro, em ambientes destes vivi nos últimos meses o Ballet e a Orquestra Nacional da Coreia, Elton John, Seal, Chic Corea e por aí fora. Pois sim, mas Há Música na Cidade, feito com o património humano, cultural e artístico, nativo, onde prevalece o muito bom, formado pelas instituições da cidade, bem estruturado no que respeita a participações, palcos, circuitos pedonais e o quanto então se verá, é ainda mais importante. Porque é nosso. Se a cidade está a ficar bonita, povoada da gente jovem que ISLA e Politécnico lhe trouxeram, as pessoas de Leiria vão sentir-se orgulhosas desta iniciativa. Vão querer mais e mais.

Henrique Pinto

Escrito encomendado por Jornal de Leiria
Setembro 09

FOTO: Elton John

Sem comentários:

Enviar um comentário