quarta-feira, 16 de setembro de 2009

FALTAM MAIS UNS PASSOS


«A não ser que um homem faça mais que o que lhe é possível fazer, ele nunca fará tudo quanto pode»
Henry Drummond

São 4 os países endémicos – Índia, Paquistão, Afeganistão e Nigéria –, 4 razões diferentes para o tipo de endemia. Na Nigéria o desejado é o compromisso político para a acção no objectivo universal, no Paquistão é a qualidade operacional, enquanto no Afeganistão é, obviamente, a preocupação com a segurança e questões de acessibilidade. Na Índia, há uma necessidade de melhorar as questões da acessibilidade para aumentarem as hipóteses de a vacina da polio permanecer bastante tempo nos intestinos da criança e criar um número suficiente de anticorpos.
A diarreia mata no mundo, todos os anos, cerca de 1,6 milhões de crianças menores de 5 anos de idade. Doenças que têm altos perfis públicos e activistas vocais como a SIDA, tuberculose e malária, atraem bastante mais interesse e dinheiro dos grandes doadores e governos, na suposição errónea de que matam mais crianças. A diarreia mata mais crianças que a malária ou a SIDA. Declaradamente, 5 milhões de crianças perdem a vida na Índia, anualmente, por causa da diarreia.
Agora, o ónus de a agenda do governo fazer da diarreia uma prioridade através da campanha «Zinco & ORS (hidratação oral)» cai em cima de nós. Rotary pode ser uma força poderosa a fazer lobby junto dos governos do Estado, a pedir-lhes que prestem mais atenção à redução da incidência da diarreia, como foi feito com sucesso na advocacia dos programas de erradicação da polio no passado.
De facto, os líderes rotários podem ajudar no problema logo na raiz. Pode ser feito em cinco níveis – advocacia, mobilização social, campanhas na educação, trabalho nos media e nas instituições. Recentemente os rotários rubricaram um Protocolo com a IAP para implementarem o programa conjuntamente.
Em primeiro lugar, o resultado desta campanha deve ser: quanto maior a consciencialização criada tendo em atenção o uso de zinco e hidratação oral durante a diarreia tanto melhor. Em segundo lugar, a campanha deve colocar o controlo da diarreia no topo das listas de prioridades dos departamentos de saúde do Estado. Por último, deve promover a implementação das recomendações pelo Ministério da Saúde, Governo da Índia, tendo em vista o uso de tabletes de zinco durante na terapia de hidratação oral durante a diarreia.
Investir na campanha «Zinco e ORS» vai criar altos dividendos em termos da redução do número de incidentes de diarreia, e, portanto, criar melhores oportunidades para que a OPV (vacina oral da polio) tenha a maior eficácia.
No nosso novo desenho da batalha, podeis usar a nova arma da campanha «Zinco e ORS» para criar uma melhor oportunidade para a Vacina Oral da Polio finalmente derrotar o nosso inimigo, a polio.
(tradução para português do texto acima )

Deepak Kapur

In National Orientation and Planning Meet 2009-10, que teve lugar em Nova Deli, Índia a 7 e 8 de Agosto deste ano publicado em Rotary PolioPlus Update, Agosto 09

FOTO: Robert Scot, medico, músico e amigo, ex chairman da Rotary Foundation e chairman do Internationa PolioPlus Committee, esteve presente no Encontro Anual do Índia PolioPklus Committee

Sem comentários:

Enviar um comentário